08/10/2012

Iluminado

Medina Carreira... com Passos Coelho à espreita.
Medina Carreira, ex-Ministro das Finanças que ficou célebre por responder a uma pergunta sobre o aumento dos combustíveis com um «se a gasolina está cara então andem de burro», tornou-se coqueluche das TV's não pela sua iluminação intelectual mas sim por ser um arauto da desgraça.

Mas tal como os caracóis, rastejantes e viscosos, provocam antípodas na gastronomia portuguesa, também há quem goste de o ouvir assim como há que não tenha a predisposição para ouvir tanta alarvidade a rodos. Eu sou daqueles que não suporto ouvir tanta asneira e parvoíce juntas a ser zurrada de uma só vez, característica que só Medina Carreira possui.

Dia 8 de Outubro, depois de uma jornada de trabalho, e outras actividades de participação cívica, cheguei a casa e no processo de zapping parei na TVI24 onde a repetição do programa "Olhos nos olhos" (convenhamos que difícil de concretizar com Medina Carreira) Judite de Sousa dava "trela solta" à imaginação do seu convidado permanente, o objecto deste texto, e outra convidada de luxo: Zita Seabra.

Pois, depois que alguma hesitação, decidi esperar 5 minutos antes de mudar de canal para assistir a tamanho degradante espectáculo: Zita queixava-se que a SUA empresa havia adquirido a um banco comercial as instalações de uma empresa falida por 150 mil euros e que agora se via obrigada a pagar o IMI sobre esse imóvel no valor de 450 mil euros (ai ai ai, que tamanho lamento pode não cair bem no seu PSD, ou será que Zita prepara uma inversão no trajecto político com vista ao seu regresso ao PCP?); e Medina Carreira teve três tiradas (que cito de memória) dignas de registo e, naturalmente, de constar num livro de memórias:

1) «[...] Portugal deveria copiar as leis laborais de alguns países de leste como a República Checa e outros, os países de leste desenvolvidos, que são aqueles que nos roubam o investimento [...], porque em Portugal juntam-se os patrões e os empregados e decidem fazer leis do trabalho.»

2) «[...] há uns grupos que falam muito em inovação e empreendedorismo, e eu tenho alguns amigos aí, mas em Portugal não vale a pena inovar porque esbarramos sempre em impostos.»

3) «[...] nessa coisa das negociações das PPP's o Estado só tem que dizer que está falido e negociar. Tem que declarar a sua falência e só depois pode negociar as PPP's.»

Uma pequena amostra da verdadeira capacidade do autor destas "ideias" e a continuação da prestação de serviço público (aquilo que o Primeiro-Ministro diz ainda não saber o que é) de um canal privado. Se, também na TVI, o Batatoon teve o seu tempo de antena, porque haveria de ser diferente com Medina Carreira?

2 comentários:

  1. Tu não primas pela inteligecia certamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo/Desconhecido/Inexistente/Envergonhado/(ou)Receoso, como pode ver, ao permitir a publicação do seu comentário, no pedaço de Internet que é este blog também há lugar, ainda que em pequenas doses, para a idiotice como aquela que não hesita em querer mostrar.
      Para quem tem orgulho da sua própria ignorância, como o demonstra, essa ostentação ficaria melhor acompanhada com um nome. Um comentário que, este sim, revelador de invejável inteligência (palavra que se escreve com acento circunflexo).

      Quero também agradecer o tempo que dispensou a ler este post não sem lhe pedir desculpa pelo facto deste, pela inexistência de qualquer argumento válido ou refutação feita ao que aqui escrevi, o ter deixado demasiado agastado ao ponto de não lhe permitir maior capacidade de raciocínio para elaborar um comentário mais articulado.

      Prometo-lhe um esforço maior da minha parte em escrever de forma mais simples e compreensível no sentido de permitir que no futuro o caro Anónimo possa gastar menos recursos intelectuais na leitura e interpretação do que aqui se escreve.

      Volte sempre, pois, ainda que como Anónimo, será sempre bem recebido.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails