24/08/2009

Direita e Esquerda I

Diz-nos o Prof. Jaime Nogueira Pinto sobre os princípios antropológicos da «direita» e da «esquerda»:

«A direita, porque não vê o homem como um ser naturalmente bom, é céptica quanto à sua possibilidade de criar modelos perfeitos e é até céptica quanto à perfectibilidade dos modelos. Apesar de acreditarem no aprefeiçoamento gradual através de melhores instituições, os pensadores e os homens de Estado «de direita» não costumam prometer o paraíso terreno, já porque não o crêem possível, já porque nem sequer o acham desejável. A utopia [a esquerda] - ou seja, a contra-cidade acabada, em que um sistema jurídico-institucional pensado por filósofos generosos e posto em execução por idealistas e homens de boa-vontade, põe termo, ad aeternum, aos «males do mundo», à fome, à doença, ao conflito, às contradições - está nos antípodas do pensamento «de direita».»

Em suma, antropológicamente podemos assim associar à «direita» a visão pessimista e à «esquerda» a visão optimista.

In «A Direita e as Direitas» editado por Difel


3 comentários:

  1. De qualquer modo, não deixa de ser - apesar de simplista - um bom início de conversa. Retenho, particularmente, a questão da natureza essencial do Homem e das suas implicações na modelação da filosofia política. E, de certo modo, acho que é uma melhor súmula das diferenças entre as duas facções do que a (algo mais redutora porque banalizada) questão do optimismo.

    ResponderEliminar
  2. Ainda este post não teve tempo de arrefecer e eis o discurso do PSD (António Borges) na Univ. de Verão do PSD:
    «Mesmo em termos daquilo que nós, PSD, podemos fazer quando formos para o Governo, o que se tudo correr bem será daqui a uns dias, não é evidente que haja muita coisa que se possa fazer, porque a situação é de tal maneira difícil, os problemas são de tal maneira grandes que a margem de manobra que o futuro Governo vai ter é muito limitada e o programa do PSD é deliberadamente prudente»

    Prudente... vazio... pessimista... incompetência... o que quiserem...

    Qualquer semelhança entre o texto do Prof. Jaime Nogueira Pinto e o discurso do Sr. Borges é pura coincidência...

    Abraço e obrigado pelo comentário, que subscrevo na integra.

    ResponderEliminar
  3. O link para a fonte: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=146176

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails