23/08/2009

5 boas notícias...

Depois da entrevista da Sra. Manuela Ferreira Leite na RTP, cheia dum enorme vazio de ideias e com bastantes contradições (será que virá o Sr. Pacheco Pereira brindar-nos com uma «interpretação especial» do que ali foi dito?!), li no Weekend Económico uma boa notícia.

Segundo este semanário pelo menos cinco empresas terão já cancelado os seus processos de "lay-off". Leoni, Sival Plásticos, Repsol Sines, Quimonda Portugal e Lusosider viram-se "obrigadas" a retomar a laboração (algumas ainda não na totalidade). Não por imposição legal pois o "lay-off" só poderá demorar 6 meses, mas sim por necessidade dos mercados.
Uma evidência que vem complementar os resultados estimados pelo INE dum crescimento do PIB (ainda em terrenos negativos).

Seria bom para todos nós que esta tendência se mantivesse. Torna-se importante salientar os aparentes bons resultados da nossa economia onde, para já, só Alemanha e França apresentaram resultados positivos este 2º trimestre.
Há quem diga que isso só foi possivel em Portugal pelas "injecções" de dinheiro do Estado na empresas. Se isso corresponde à verdade, parece-me que, em tempos como os que vivemos, o Estado cumpriu a sua função.
Ainda assim aqui está uma breve explicação para esse crescimento.

Os demagogos disseram que o Sr. José Socrates «decretou o fim da crise». Esta notícia mostra-nos que isto será «quanto muito o princípio do fim da crise» (as palavras verdadeiramente proferidas):
«Os primeiros sinais de que a crise já pode ter batido no fundo estão à vista. Aos poucos, embora timidamente, algumas das empresas que suspenderam a produção voltam ao activo.»

Veja-se também uma melhoria da actividade económica no mês de Julho.
Parecem prespectivar-se boas notícias para os resultados do 3º trimestre...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails