12/02/2010

É necessário um esclarecimento cabal!

Nestas últimas semanas não temos ouvido outra coisa se não de sucessivos pedidos de «explicação cabal», «comissões de inquérito», e de «justificações» sobre a teoria de que este Governo papão quereria tomar conta da comunicação social portuguesa (pois agora diz-se que eram só um ou dois jornais e uma ou outra rádio).
Curiosamente não ouvi qualquer pedido de «explicação cabal» dos partidos políticos e seus oradores, ou mesmo um pedido de «investigação profunda», sobre a continuada quebra do segredo de justiça!
Mas isso são outros quinhentos... ou como diria a Teresa Guilherme «mas isso agora não interessa nada»!


Aquilo que eu ainda não consegui entender, quiçá por preguiça intelectual ou uma visão muito redutora da coisa, está relacionado com a dimensão da estupidez das pessoas:

1 - ou é grande naqueles que inventam uma intentona ditatorial sem qualquer fundamento, pois julgo que até à data apenas aparecem transcritas conversas privadas de terceiros que nada tiveram ou têm a ver com o Governo, sendo que parecem não existir quaisquer provas de que de facto haveria um plano eminente;

2 - ou é grande num Primeiro-Ministro e em Ministros que, acabados de sair vencedores com maioria absoluta em 2005 e vencedores com maioria relativa em 2009, quereriam controlar órgãos de comunicação social. E com que objectivo?! Se a maioria do eleitorado esteve e continua a estar do seu lado para quê controlar órgãos de imprensa?

A sério que não consigo perceber (se calhar por que não leio o jornal SOL pejado de sobras do PSD)!
Há aqui qualquer coisa que não bate certo...

E já agora, peço também que me elucidem, a PT não é uma empresa que procura o lucro?
Não tem accionistas?
Será que a intenção da PT em adquirir capitais de empresas ligadas à Comunicação Social não tinha nada a ver com a procura de obtenção de lucros para a PT?
Ou será que só nos lembramos que a PT quer ter lucros quando nos chega a casa a conta do telefone e da Meo?!

Já começa a faltar a paciência para tanta estupidez junta... não me lixem!

Mas uma coisa é certa: com esta história, lá nos esquecemos que o Sr. Jardim (o da Madeira) vai receber mais uns trocos resultante dos impostos da malta do continente... Ele endivida a região autónoma (de forma pouco transparente) e a malta cá ajuda a pagar!

Reconheço também que a campanha publicitária do Sol para vender jornais tem estado a resultar...

Há uma célebre frase que em Portugal, seja qual for o caso, se verifica ter enorme sustentação:
«A estupidez é bem mais fascinante que a inteligência, pois a inteligência tem limites. A estupidez não.»

Irra...


4 comentários:

  1. Quanto à PT: parece-me que Granadeiro e Zeinal Bava (e outros accionistas) tiveram algumas divergências quanto à estratégia seguida pelos administradores de Sócrates (os magos da gestão empresarial - Rui Pedro Soares e Fernando Soares Franco) de prossecução de busca de lucros. Porque será? Não se percebe como deixaram fugir tão excelsos administradores, "os pais" de um contrato tão rentável com Luís Figo, ou melhor, entre a off shore de Figo sediada em Londres e a Tagus Park. Perde a PT, perde Luís Figo, perde Paulo Penedos, o seu pai,.... enfim, uma desgraça. Estou, portanto, solidário com aqueles que sentem falta de inteligência para entender estas coisas.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que não terá sido bem assim. Pelo que se diz, tanto o Sr. Granadeiro e o Sr. Bava sabiam do dito negócio e não discordavam dele... não informaram o accionista Governo (nem tinham que o fazer).

    In DN 25.06.2009
    «O presidente do conselho de administração da Portugal Telecom (PT), Henrique Granadeiro, garantiu hoje à agência Lusa que não falou com o accionista Estado, nem recebeu dele qualquer instrução, sobre um alegado negócio com a Media Capital.»

    IN negócios 25.06.2009
    «Eu, presidente do conselho de administração da PT, confirmo-lhe formalmente que não propus, nem informei, nem dei conhecimento a nenhum membro do Governo - nem pessoalmente, nem por escrito, nem por telefone - de qualquer iniciativa da PT na direcção da Media Capital»

    In CM 19.02.2010
    «O Conselho de Administração da Portugal Telecom (PT) terá chegado a manifestar-se favorável à compra da TVI mas não aprovou o negócio, de acordo com o semanário 'Sol' que avança ainda que Rui Pedro Soares, administrador da PT convenceu Luís Figo a apoiar José Sócrates.

    De acordo com a publicação, a reunião onde se debateu o assunto aconteceu no dia 25 de Junho de 2009 e Henrique Granadeiro foi o responsável pela introdução ao tema, ou seja, terá sido ele a falar do assunto com os administradores, o que contraria a sua versão pública.»


    É por estas e por outras que, não sendo adepto das teorias de conspiração, continuo à espera das evidências que demonstram todas estas ligações.
    Prefiro o resultado dos julgamentos da Justiça do que o julgamento social ou jornalístico.

    ResponderEliminar
  3. Este video deve ajudar (é o próprio que o diz):

    http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Henrique-Granadeiro-diz-que-nunca-informou-primeiro-ministro-do-negocio.rtp&headline=20&visual=9&article=318069&tm=6

    ResponderEliminar
  4. A maior evidência está dada pela saida pouco airosa dos ditos administradores. Mas segundo se consta, a PT não ficará por aqui e vai investigar internamente quantos mais administradores partilhavam da mesma estratégia. Quanto a versões públicas e seus contrastes com as versões privadas, basta seguir a bitola de Armando Vara dentro da Comissão de Ética e fora dela, segundos depois. Ah, e não esquecer que uma coisa é a verdade formal e outra, bem diferente a verdade informal. Socrates, o grande chefe, dixit

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails