10/06/2011

Livro: Sondagens e Democracia

"Sondagens e Democracia" de Jean de Legge.

Não sendo um livro técnico sobre estudos de opinião e sondagens permite uma melhor percepção sobre a elaboração, interpretação e intenção destes estudos. Um olhar sobre a razão destes estudos, quem os elabora e quem os interpreta.

«As sondagens podem contribuir para recriar proximidade, reatar uma ligação entre os poderes e os seus sujeitos, alertar identificando um nicho ou um segmento ocultado pelas ideias dominantes»



Sinopse:

As sondagens provaram a sua eficácia tanto no universo do marketing como na previsão eleitoral e conhecem um sucesso crescente. Para o autor as sondagens políticas não devem ser concebidas como simples utensílios de gestão de opinião e de comunicação, mas como um meio de escuta das esperanças sociais. JEAN DE LEGGE.

Depois de estudos de teologia e de psicologia, começa por trabalhar como psicólogo de terapias institucionais antes de ingressar no serviço de estudos de um grande jornal diário regional. Hoje em dia, é director associado de uma das dez maiores empresas francesas de estudos de mercado e sondagens de opinião.

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