15/07/2009

Tudo na Vida é Política

O mundo da Internet já não me é estranho há alguns anos mas é aqui que inicio uma nova vertente. A de "blogger". Sei que é uma actividade que requer algum tempo da minha parte. Vamos ver.

Não posso dizer que tenha começado bem.
Quando finalmente me decidi a arrancar com este "passatempo" cometi um erro estratégico... não elaborei um "plano B".
Esbarrei com um blog que já tinha o mesmo nome que pretendia dar a este e para o qual tinha uma nota introdutória plena de sentido. Lá se foi a minha singela "homenagem" a George Orwell e à sua obra "Animal Farm", mal transformada em "O Triunfo dos Porcos".


Assim, e sem o dito "plano B", lembrei-me que, afinal, tudo na vida é política!
Podemos lembrar-nos dos teóricos, como por exemplo Julien Freund no seu "O que é a política?", e definir a política como sendo «a actividade social que tem como objectivo garantir, pela força, geralmente apoiada no direito, a segurança exterior e a concórdia interna de uma unidade política particular, salvaguardando a ordem no meio de lutas que têm origem na diversidade e divergência das opiniões e interesses». E não poderemos nós transpor esta definição para as nossas relações sociais, laborais ou mesmo familiares?
Quantos de nós já não fomos confrontados no nosso dia a dia, e esquecendo a "política profissional", com decisões que visam a «concórdia» das diversas «opiniões e interesses» em questões do foro familiar ou até mesmo em relações no nosso emprego?
Não serão praticamente todas as decisões que tomamos e as a que estamos sujeitos que terão uma base política? Afinal, na sociedade em que vivemos não temos muitas vezes que ser "politicamente correctos"?...
Não serão as sociedade um reflexo das relações comando/obdiência, privado/público e amigo/inimigo?...
Mas deixemos a filosofia, mesmo que política, para outra altura.


Este blog não pretende ser um meio de defesa ou de ataque de qualquer ideologia política. Tenho a minha ideologia e convicção política, mas ela ficará "à porta".
Mais do que qualquer outra coisa, trata-se apenas dum local onde "escrevinharei" algumas notas que considerarei relevantes sobre diversos assuntos porque, afinal, Tudo na Vida é Política!

To whom this may concern...


1 comentário:

  1. é com prazer que vejo emergir finalmente a faceta de 'blogger' no meu colega.

    é certo que o tema base apra o blog, política, não seja de facto um dos que sigo avidamente.

    mas o futuro dirá como é que a coisa vai correr (do meu muito modesto ponto de vista)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails